abril 15, 2011

Aula 25 de Março - CMC, resumo

Nesta aula foram abordados assuntos como Comunicação Mediada por Computador ( CMC ) e " Human Computer Interaction" ( HCI ) que constituirão duas esferas/fronteiras no âmbito de comunicação em multimédia onde o interface e a facilidade na sua utilização se assume de particular importância como ponto de convergência entre os vários intervenientes.
Foi também cimentada a ideia de que a CMC tem existência prévia à "Web- www" através de redes que tiveram origem no domínio da utilização militar e das universidades.
A diferença na era digital será de o acesso à rede é "feito" em rede aberta por todos os utilizadores. A CMC implica trocas de informação mas não implica necessáriamente reciprocidade, podendo a comunicação ser síncrona ou assíncrona. A técnica assume particular importância para a comunicação tendo repercussões no "espaço e no tempo" dos individuos.  É diferente comunicar por modo texto através de correio electrónico com resposta que não é imediata ou através de videoconferência. Para além da questão do tempo existe também a diferenciação pela comunicação visual que a segunda permite.
 A CMC é hoje um "dado adquirido" entre nós mas é um fenómeno relativamente recente ( a web tem pouco mais de 20 anos) e será "bem mais do que uma mera funcionalidade" dado que permite para além da comunicação em rede ampliar a dimensão dessa comunicação ao disponibilizar ferramentas faciltadoras da comunicação. É de salientar que o facto de haver interacção entre "máquinas" possivel pela evolução tecnológica não é só por si sinónimo de comunicação no ciberspaço, dado que esta implica mais do que um interlocutor e que haja reciprocidade e partilha de um contexto. Apresentaram-se alguns exemplos de " não comunicação" apesar de haver interactividade como no caso da possibilidade de executar a ferramenta "Like" no Facebook que pode ter o mais variado tipo de significados...
Quanto à " Human Computer Interaction" ( HCI )  é  uma forma de interacção humana mediada pelo computador ( ou outro - telefone, Ipad, etc) traduzida através de sistemas que são esssencialmente de "publicação", como os blogs onde passa a haver CMC a partir do momento em que haja um "comentário" posto por um leitor do blog. Os blogues serão ferramentas de "selfmédia" e não de "socialmédia" dado que permitem aos seus autores serem eles próprios um média, na mediada em que "fabricam" conteúdos, editam e os publicam. Esta ferramenta tem também a caracteristica de permitir o arquivamento o que não acontece por exemplo noutras ferramentas como no Facebook. O blog é um média de per si dado que permite agregar conteudos sendo "quase" um jornal online em termos de estrutura de comunicação.
Falou-se sobre a  evolução da utilização desta ferramenta ( que terá tido a sua grande expansão em 2003) com crescente papel nas mais variadas áreas permitindo aos utilizadores publicar as suas opiniões nas mais diversas áreaa. Este fenómeno foi consequente em várias áreas da sociedade ando azo por vezes a polémicas e à possibilidade do nascimento de rumores/boatos dificelmente contestáveis.

Falou-se também na "questão dos contextos de comunicação" que dependerão de factores sociais, culturais e políticos que

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