abril 01, 2011

Aula 1 de Abril- Parte I- Blogues




Foi visionado o video Blogs in Plain English  . No mesmo,  referem-se essencialmente conceitos sobre  a estrutura básica desta ferramenta e de que quando falamos de blogues falamos de "notícias" e de quem as produz ( enquanto informação que pode interessar a alguém). Enquanto que no séc. XX quando se falava de noticias  se pensava em informação, produzida por alguém, de um modo profissional ( jornalista) e que era posteriormente editada e difundida, o mesmo já não se passa neste século dado que os blogues vieram permitir que qualquer pessoa produza "notícias" e mais do que isso, que as publique .Todos podem partilhar o que "lhe interessa" ( culinária, desporto, fotografia, etc), com quem queira interessar-se acerca disso ( passo a redundância). Os blogues vieram permitir que a informação seja fácil de partilhar, com a possibilidade de ser comentada e ainda por cima de um modo gratuito.
A possibilidade de utilização desta ferramenta leva a que  utilizadores se agrupem por interesses criando comunidades de blogues, onde partilham, comentam e trocam informações acerca desses mesmos interesses.
O grande facto acerca dos blogues é que vieram "dar" aos utilizadores o poder dos média, permitindo-lhes difundir "notícias" personalizadas, a um grande número de pequenas audiências.
Dependerá de cada utilizador o modo como usa este poder.

* imagem retirada daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário