abril 01, 2011

Aula 1 de Abril- Parte II - Wikis



Nesta aula também foi abordado o conceito de "Wikis" tendo-se visionado um video acerca do tema.
Neste video a "Wiki" é apresentada como uma ferramenta  (cujo interface é uma página na internet) que permite "coleccionar" documentos hipertextuais que se criam e se alteram  com facilidade  ( veja-se no filme a lista de necessidades para um acampamento). Uma das caracteristicas das "Wikis" é o facto de poderem ser alteradas colectivamente, ou seja, por vários interlocutores em tempo real e em simultâneo ( ou não). Se por um  lado estas características permitem melhorar a comunicação e a cooperação entre os intervenientes, podem, por outro, ser geradoras de conflitos entre a vida real e o ciberespaço.
No filme é referida a facilidade de edição, que é pouco complexa e se centra básicamente em três "acções/Funções" - "Edit", "Save" e "Link" .
 O conceito de "Wiki" traduz-se numa ausência de complexidade na edição e  e insere-se num contexto de Web 2.0, ou seja em que o consumidor de conteúdos é , ou também pode ser, seu produtor.
As "wikis" permitem a partilha e a gestão de conhecimentos a nível pessoal, profissional ou geral *( ex:Wikipédia) podendo ser abertas ou restritas a determinado grupo. Um conceito a reter é também o de "padrão Link" dado que é habitual nestas páginas serem utilizadas um grande número de hiperligações para outras páginas.

* alguns exemplos em Ponto Media






Imagem retirada daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário