março 18, 2011

Aula18 Março 2011- Pesquisa Produtiva


Na primeira parte da aula abordou-se a importância do modo de realizar pesquisas na Internet. Particularmente no desenvolvimento de trabalhos académicos ou num contexto de aprendizagem, quer-se que,  por um lado sejam produtivas e que, por outro, sejam consistentes e/ou credíveis.  Na Internet há de tudo, "do melhor e do pior", em termos de credibilidade e de intenções, pelo que, deveremos fazer as nossas pesquisas  tendo a preocupação de tentar pesquisar aquilo que nos interessa, no menor espaço de tempo e que tenha sentido em função da utilização que pretendemos obter da informação obtida. Para isso, podemos e devemos obter competências no sentido de utilizar ferramentas que nos facilitem a pesquisa e que permitam assim desenvolver melhor o nosso trabalho.
 Foi desmistificada a ideia,  hoje comum a muitos utilizadores, de que " A Internet é o Google" e foram referidos alguns possíveis problemas se só se fizer pesquisas através deste motor de busca.  Salientou-se a importância de se utilizar mais do que uma fonte de informação e de que as "palavras-chave" utilizadas na pesquisa devem ser indicativas daquilo que pretendemos. De um modo sucinto, retive ideias e conceitos tais como:

-Google Bomb/ Spamdexing
- Pesquisa Semântica por "palavras inteiras" ou por hiperligações.
- Pesquisa por palavras similares
- Pesquisa por áreas de interesse
- Pesquisa avançada
- Operadores Boleanos

As possibilidades, em termos da segmentação das buscas, são múltiplas (mesmo para “leigos informáticos”):
- Utilizando determinado tipo de códigos ou símbolos associados ás palavras chave podemos, por exemplo, procurar referências na Net acerca de uma pessoa ou de uma instituição entre determinadas datas ( por exemplo, referências ao ISMT entre 1980 e 1990).

- Recorrer a sites específicos de determinadas áreas, sites de "Social Média", que agregam determinado tipo de conteúdos (Vídeos/ Youtube, Vimeo, FaceBook;- Imagens/Google Images, Flickr, Picasa, )

A docente referiu também a possibilidade da recolha de informação especializada  em sítios específicos tais como:

- pordata - serviço público de informação estatística sobre Portugal contemporâneo.
- EUROPA -portal oficial da União Europeia que dá acesso a informações publicadas por todas as instituições, agências e órgãos da UE.

Para além destas possibilidades de recolha de informação foi também referido que o recurso a foruns de discussão pode ser um instrumento de ajuda na resolução de determinado problema ou na recolha de informações baseadas na experiência individual de cada individuo que participa nesses foruns.   Hoje em dia existe uma "Inteligência Colectiva"  no ciberspaço que nos permite ajudar a resolver problemas do dia-a-dia ( como consertar uma torneira, para que serve determinada peça, porque é que o meu carro não funciona? etc., etc..) 

* imagem retirada do blogue "Lounge Empreendedor"

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